Voltar para a lista

Exfoliante Caseiro 

Quem me conhece sabe que dou sempre preferência a produtos de origem biológica e de preferência que tenhamos ao nosso dispor na despensa da nossa casa. 

Quando estava no curso de Estética, uma das coisas que aprendi foi que tudo o que comemos podemos colocar na nossa pele. 

Uma das minhas receitas preferidas e que já é utilizada em minha casa desde os tempos da minha avó é o exfoliante caseiro de azeite e açucar. 


O Azeite tem incríveis benefícios para pele e, portanto, naturalmente ajuda a obter uma pele brilhante e luzidia. Rico em vitamina A, E, D e K, e ácidos gordos naturais, ajudam a manter o grau de hidratação da pele e tem propriedades regeneradoras, é ainda rico em anti-oxidantes que ajudam a proteger a pele contra os radicais livres. 


O açúcar é um derivado da cana de açúcar e ajuda na hidratação da pele. Contém o ácido glicólico, que ajuda no rejuvenescimento das células da pele mais rápido e eficiente. Este ácido é amplamente utilizado em cremes para antienvelhecimento e tratamentos para a pele se recuperar de manchas provenientes do sol. 

Qual o açucar a utilizar? 

Cá em casa eu utilizo o açucar amarelo tanto para o rosto como para o corpo, mas a escolha vai depender do seu tipo de pele e do seu grau de sensibilidade. 

 Açúcar mascavado ou amarelo: é muito menos áspero (ele é húmido) e, portanto pode ser usado no rosto e áreas mais sensíveis. No rosto, apenas deve usar esse tipo, caso contrário, a pele ficará áspera e manchada com o passar do tempo. 

 Açúcar refinado: é um pouco mais duro do que o mascavado ou amarelo . Evite usá-lo no rosto, porém pode utilizar no corpo. 

 Nota: Se a pele for muito sensível, eu recomendo moer o açúcar antes de utilizar, deste modo os grãos irão ficar mais pequenos e não ficará com a sensação de que o exfoliante lhe está a arranhar a pele. 


 Receita: 

 Para o rosto:Na palma da mão em concha colocar uma ou duas colheres de sopa de açucar e "regar" com o azeite para que este envolva o açucar sem escorrer. Misturar entre as duas mãos e aplicar no rosto em movimentos circulares e evitar a zona dos olhos. (nesta altura eu aproveito sempre para exfoliar as mãos também, elas ficam bem suaves e macias!). Retirar com água e aplicar uma máscara ou creme hidratante. 

 Para o corpo:Numa taça, colocar seis colheres de açucar e adicionar o azeite até este envolver o açucar, pode-se adicionar mais para uma consistencia mais liquida. Aplicar a seguir ao banho e passar por água corrente. Insistir mais nas zonas de maior calosidades como cotovelos, joelhos, costas e pés. Se fizer esta exfoliação caseira regularmente, irá ver que a sua pele irá ter um aspeto sedoso, brilhante, macia, o bronzeado com um tom uniforme e muito mais hidratada. 


 Aguardo o vosso feedback ;)